domingo, 6 de julho de 2008

Móveis da sala

A sala é aquela de sempre, só os móveis que trocaram de lugar. A moda é diferente, mas o frango ainda é o assado ontem. Tudo muda continuando o mesmo.

Questiono muito se realmente somos capazes de fazer alguma modificação na nossa vida. Sempre dizemos “agora vivo um dia de cada vez”. Mentira... Essa é a maquiagem perfeita para fugir da responsabilidade das conseqüências ou para nos esquivar dos confrontos necessários com nossa própria índole.

Sim, seria ceticismo burro e incoerência dizer que nunca mudamos. Não é esse meu ponto. Mas desafio alguém a me provar que foi agente ativo e exclusivo de uma mudança em seu próprio caráter. Mudar de gosto, de rede social, de nível de vida, isso tudo é fichinha. Falo de mudanças naquilo que se é em essência.

Pense nos últimos cinco erros que você cometeu. Se é que vc se lembra deles, porque é incrível como a gente consegue ignorar as próprias falhas ou transferi-las para a conta de outras pessoas/coisas/situações. Nem me refiro aos erros colossais, não. Há alguma coisa comum entre eles? Qualquer semelhança é mesmo mera coincidência? Se você conseguir ir mais fundo, pense em coisas que te perturbavam há cinco anos e nas coisas que te perturbam agora. Obviamente não são as mesmas coisas, mas, há alguma similitude de essência?

São apenas móveis mudados de lugar.Quem nos livra de nós mesmos, quem está lá pra segurar as pontas quando nos abandonamos à sorte de nossas próprias forças tão suntuosamente anêmicas? Miserável o homem que confia no homem, ainda que seja esse ele mesmo.

A Fortaleza é restrita aos que se acovardam diante do orgulho e buscam refúgio em lugares altos.

Nenhum comentário: