quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Frango amargo

o que é que é ?

Ela tinha acabado de chegar da escola, e esqueceu de dar o beijo no pai. Ele sempre sentia uma tristeza amendoada quando ela se esquecia do beijinho. De qualquer forma, abriu um sorriso e esperou pelo resto da pergunta, devia ser engraçadita. Nada veio. Só a pergunta, de novo:

o que é que é?

Pois, a charada não chegou a lado nenhum. O pai outonou o sorriso, franziu o pensamento. Os olhos grandes da menina passeavam pelas órbitas, estelarmente azuis e etéreos, como quem sabe que vai ganhar e desdenha a própria vitória. Tentava lembrar de algo mais original pra aliviar o constrangimento da menina por ter esquecido a anedota. Só vinha à memória o lastimável "corre em pé e corre deitado", mas não haveria de infantilizá-la. Ela, porém, estava leve, de nada parecia sentir falta além do constrangimento. Hm... ok, lembrou-se. Quando ia tomar fôlego pra terminar a charada com qualquer coisa interessante, a mocinha interrompeu-o, elevando um pouco o tom da voz, repetindo:

o que é que é?

Três vezes? Não tinha graça nenhuma. Pelo visto, pra nenhum dos dois. Qual o problema dela?

Segurou fime no queixinho da pequena, encarando-a. Ela parecia já nem lembrar que tinha perguntado alguma coisa, parecia inatingível. Não sorriu nem exprimiu nenhuma reação, mesmo que o pai pusesse alguma força nos dedos. Ele continuou olhando pra ela, muito sério e muito fixo.
Até que viu-se nos olhinhos flutuantes dela, ateu. Ajeitou-se na mesa e almoçou sozinho, rasgando o frango nos dentes e segurando-o com as duas mãos.

Nenhum comentário: