domingo, 5 de abril de 2009

Trabalho de V.

V. queria morar naquela casa pra sempre. Ali ela passou a infância e a primeira juventude, levou seu primeiro namorado e recebeu o diploma da faculdade. Cada canto tinha sua iluminação tão bem conhecida, a varanda tinha o cheiro de rede, a grama não crescia onde passava o carro. Aquela casa parecia ser destinada a V. desde o primeiro tijolo até o último parafuso.

Mas a vida não para só porque encontramos uma casa segura e confortável, é preciso mover-se constantemente. A casa que abrigara pai, mãe, filha e filho, agora era o lar da filha que virara mãe de três.

Os cinco amavam a casa, mas depois de poucos anos eles começaram a sofrer alguns transtornos. O marido, amigo de infância de V., conhecia cada sombra tão bem quanto ela, e tinha lembranças poéticas e de outras naturezas em muitos e diferentes ângulos. Por isso, nunca mudaram a decoração, temiam que as lembranças se fossem levando o amor consigo. Entretanto, demorar três horas para chegar ao trabalho e deixar as crianças na escola já era insustentável para o casal.

Ambos sabiam o que precisava ser feito, mas nem o marido nem V. admitiam dizê-lo em voz alta. Tanto que jamais anunciaram suas intenções às crianças; disseram que o apartamento seria pintado e removeram os móveis. Na semana seguinte, só havia ali um colchão, duas toalhas de banho e muito cheiro de tinta.

V. achava que jamais se adaptaria ao novo lar desapegado de memórias, na varanda sem cheiro e com uma luz estranhamente uniforme em todos os cantos da cozinha.

Foi então que ela pintou este quadro, que todos vocês conhecem. Vejam como ela trabalha as pinceladas, os ângulos e a luminosidade. Percebem? Veem o que fez deste quadro sua grande obra? Se sim, vocês chegaram ao mesmo ponto que V.. Ela percebeu, por essência, que toda beleza é única, mas não é só uma.

Espero que tenham gostado do tour. Nosso centro cultural fica aberto de terça a domingo, das 13h às 20h. Obrigado e voltem sempre.

3 comentários:

Tiago da Costa disse...

Depois você se espanta quando eu coloco nos Favoritos. Ai, ai.

:)

Érica disse...

...e vamos aprontar dona Manu,hehehehe...bjux!
Eriquinha

Franz Glauber Vanderlinde disse...

Hehe, mas que beleza, mais um blog de qualidade pra gente acompanhar. Que bom ver a galera do IPL 2007 produzindo com intensidade.

Eia, dê uma passadinha "lá em casa" também quando der!

Abraços!!